“Publicidade não é despesa é receita”

maio 19, 2020

“Publicidade não é despesa é receita”

“Publicidade não é despesa, é receita”, diz VP da Record

Vice-presidente comercial da Record comenta sobre os desafios do período e diz “Publicidade não é despesa, é receita” e destaca a importância de manter os negócios ativos e comenta sobre renovação da parceria com Bradesco no jornalismo.

Bárbara Sacchitiello
12 de maio de 2020 – 7h55

“Publicidade não é despesa, é receita”
Walter Zagari, vice-presidente comercial da Record (Crédito: Divulgação)

Assim como todos os veículos de comunicação do mundo, a Record TV teve sua estratégia de 2020 atravessada pela pandemia.

Depois de reajustar a grade com a ampliação do conteúdo jornalístico, exibição de lives e resgate de atrações do acervo, a emissora volta sua energia para estimular o mercado publicitário a agir em conjunto contra a crise trazida junto com a emergência de saúde.

Desde a semana passada, a emissora abriu espaço no mais importante programa de sua grade,
o Jornal da Record, para executivos de agências, anunciantes e de entidades do mercado publicitário mostraram a importância de as empresas estreitarem sua relação com os consumidores em um período cercado de incertezas.

Nessa segunda-feira, 11, a RecordTV anunciou uma importante renovação comercial.

O Bradesco, que no ano passado tornou-se patrocinador do Jornal da Record (que, além da versão exibida diariamente, no horário nobre, também conta com quatro edições curtas, distribuídas ao longo da programação).

O banco renovou o acordo para continuar patrocinando o telejornal por mais dois anos. Além das exibições na TV, as edições curtas do Jornal da Record também ficam disponíveis no R7, PlayPlus, YouTube, Instagram, Facebook e Twitter.

Por trás dessas ideias e negociações está Walter Zagari, executivo que, há anos, comanda a área comercial de todas as plataformas que compõem o grupo de mídia.

Ciente dos efeitos que a pandemia já traz para a realidade econômica do País, sendo o principal, para o meio, um recuo dos investimentos dos anunciantes, Zagari fala sobre a importância de manter a proximidade com agências e anunciantes e fazer o mercado compreender os efeitos de manter os investimentos em publicidade ativos.

Meio & Mensagem: Quais são os maiores desafios da emissora em relação ao faturamento comercial?

Walter Zagari: Nossa abordagem da equipe de vendas junto às agências e aos anunciantes, que já era muito constante, passou a ser muito mais intensa e presente. O momento atual demanda uma dedicação muito além do que estávamos acostumados.

Não podemos deixar a peteca cair! Temos que estar sempre presentes no dia a dia das agências e dos clientes, ser atuantes, parceiros e pró-ativos. A situação está difícil e o dinheiro escasso.

Neste cenário, a criatividade e a competência técnica fazem total diferença.

Minha equipe comercial está preparada para esse desafio e tenho certeza que superaremos esse momento. Já passamos por outras crises e sobrevivemos. E nessa, também, seremos vencedores.

M&M: De que forma a emissora vem dialogando e mantendo a proximidade com agências e anunciantes nesse período?

Zagari: Estamos muito mais atuantes junto ao mercado nestes últimos meses. Nossa “escala” de trabalho à disposição dos clientes é de 24 x 7. De fato, as coisas estão difíceis. Mas sem a nossa pró-atividade, com certeza, ficarão muito piores.

Mais do que nunca, temos que fazer parte do dia a dia dos nossos clientes, sermos parceiros e consultores de negócios e traçarmos estratégias de comunicação em conjunto com o melhor custo-benefício.

Nesse contexto, todos teremos a ganhar e seremos mutuamente ajudados.

Como exemplo de ações da área comercial, na semana passada realizamos a primeira convenção online. Reunimos todas as emissoras da rede para traçarmos estratégias que minimizem os efeitos dessa crise.

O resultado foi extremamente satisfatório, tendo a troca de informações como uma das ferramentas mais eficazes no combate à crise.

M&M: Qual a importância da renovação do patrocínio com o Bradesco para o Jornal da Record?

Zagari: A renovação da nossa parceria comercial com o Bradesco é uma prova de que, mesmo em tempos desafiadores, como o atual, a comunicação é a melhor vacina contra a crise.

Em um momento em que a TV é considerada o principal meio de informação, como nos dias de hoje, termos o Bradesco como patrocinador do Jornal da Record, que na minha opinião é o principal telejornal da televisão brasileira, é a prova do total reconhecimento da credibilidade, transparência e seriedade do jornalismo da Record TV.

Em outras palavras, recebemos um “atestado” de confiança.

M&M: Desde o início da pandeia a maior parte das marcas retraiu seus investimentos em publicidade por conta das incertezas do período. Como essa atitude atingiu a Record?

Zagari: A intenção das marcas em investir existe, porém a verba de publicidade está recessiva.

Temos que nos adequar a essa situação e, mais do que nunca, sermos técnicos e utilizar argumentos de defesa de vendas que mostrem que a TV está sendo o meio de maior penetração neste período e que é o meio de maior influência na vida das pessoas.

Nesse contexto não há razão para que as mídias sejam canceladas. Investir em comunicação não é despesa. É receita

A íntegra desta reportagem está publicada na edição semanal de Meio & Mensagem, que até o fim de maio pode ser acessada gratuitamente pela plataforma Acervo, onde também está disponível a consulta a todas as edições anteriores que circularam nos 42 anos de história da publicação.

Também está aberto a todo o público, gratuitamente, o acesso à versão digital das edições semanais de Meio & Mensagem, no aplicativo para tablets, disponível nos aparelhos com sistema iOS e Android.

Fonte: https://www.meioemensagem.com.br/home/midia/2020/05/12/publicidade-nao-e-despesa-e-receita-diz-vp-da-record.html

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