Marcas abordam tabus e questões relacionadas à menstruação

Neste 28 de maio é celebrado o Dia Internacional da Menstruação. A data é utilizada como uma forma de chamar a atenção para os tabus que cercam o tema e, também, alertar para a falta de acesso de muitas mulheres e garotas a absorventes e itens básicos de higiene, o que passou a ser denominado pobreza menstrual.

Duas marcas aproveitaram a data para reforçar a importância de uma discussão mais ampla em torno da menstruação e do empoderamento feminino, além de apresentar suas ações para ajudar a combater a falta de acesso a produtos.

A Pantys, marca de calcinhas absorventes, organizou um protesto digital para esta sexta-feira, 28, que contará com a participação de diversas personalidades que irão ajudar a promover uma conscientização sobre a questão da pobreza menstrual. Além disso, a empresa estampou um anúncio de página inteira na edição impressa da Folha de S.Paulo nesta sexta-feira, que apresenta um absorvente, com sangue, e um texto que explica que aquela folha de jornal pode ser usada por alguma mulher ou menina que não tem acesso a produtos adequados de higiene durante seu ciclo menstrual.

Ao longo do dia, personalidades como Angélica, Fernanda Sousa, Gabriela Prioli, Rachel Maia e outras mulheres farão postagens sobre o assunto, com o uso da hashtag #PantysProtest. A marca, recentemente, anunciou a adoção da etiqueta de carbono neutro em suas peças, pela compensação as emissões de carbono feitas durante a fabricação das calcinhas absorventes.

Pulseira símbolo

Intimus distribuirá pulseiras para representar o fluxo menstrual (Crédito: Divulgação)

A Intimus, marca de absorventes da Kimberly-Clark, vem promovendo ao longo dos últimos anos uma série de ações que visam ajudar a quebrar os tabus em torno da menstruação e incentivar as pessoas a tratar do assunto de forma natural.

Para celebrar o Dia Internacional da Menstruação, a empresa utilizará uma pulseira para simbolizar a abordagem do assunto. A peça foi criada pela ong alemã Wash United, que propôs a meta de, até 2030, fazer com que todas as mulheres do mundo tenham condições dignas durante o período menstrual e não seja impedidas de realizar qualquer atividade. As pulseiras são compostas por 28 bolinhas, que representam cada dia do ciclo menstrual – cinco dessas bolas são pintadas de vermelho, para simbolizar os dias de fluxo.

A Intimus irá reforçar o conceito #EuSouUmNovoCiclo, lançado neste ano com a proposta de ampliar os debates em torno da menstruação e questionar os estigmas. A marca tem parceria com a Plan International, ong que trabalha pelos direitos das crianças na região da América Latina.

Fonte: Meio & Mensagem

Compartilhe:

Mais assunto
Sobre nós

Pellentesque id velit ut ligula maximus gravida venenatis in turpis. In eu lacinia libero. Aenean nec aliquet dui. Sed tristique convallis sapien, semper porttitor mauris scelerisque et.