De quem é a responsabilidade do briefing?
Estudos que acreditam em um mundo melhor dizem que “o briefing é responsabilidade de 3: do cliente, do atendimento e do planejamento.”
Lindo.
Agora vamos falar e trabalhar com nossa realidade. 90% das agências (não sei dados corretos, mas pode ter certeza se aproxima) não tem profissional de planejamento e mais de 90% dos clientes (se não for mais) quer passar o briefing correndo pelo telefone, pelo whatsapp ou em um e-mail de 2 linhas. Sendo assim o atendimento é responsável pelo briefing.
Ele é seu filho, uma criança que precisa ser cuidada. Deve ser refeito mil vezes até que diga TUDO o que o diretor de arte e o redator precisam saber, pois estão cegos diante de uma informação que só você tem.
Não tenha preguiça, o briefing é o seu troféu. Faça de cada briefing o seu maior e melhor momento.
Uma dica: escreva tudo assim que chegar do cliente, não espere dormir, o sono consome as emoções de uma reunião.