Os hábitos do brasileiro no pós-pandemia

Há quase um ano a pandemia da Covid-19 vem provocando transformações na maneira como as pessoas trabalham, estudam, se relacionam, se divertem e consomem. Diante da obrigação de rever os hábitos cotidianos, os brasileiros acabaram adotando novos comportamentos e percepções que deverão segui-los mesmo quando o novo coronavírus já for um problema superado.

Na tentativa de compreender as ideias e estilos de vida e de pensamento que irão pautar a sociedade brasileira no pós-pandemia, a Globo, em parceria com o Instituto Datafolha, realizou o estudo “Ideia de Futuro: O Brasil Pós-Pandemia Pode Ser Melhor?”. A pesquisa ouviu 2081 pessoas, com idade superior a 16 anos, de todas as regiões e classes sociais, em dezembro do ano passado.

De início, a maior parte das pessoas (86%) declarou que a pandemia trouxe algum tipo de aprendizado. Para 26% desse grupo, a maior lição diz respeito à importância dos cuidados com a saúde; 23% apontaram que o maior aprendizado foi a solidariedade social, enquanto 17% destacaram a união familiar.

Entre as reflexões trazidas pelo período da pandemia, o estudo mostrou que os brasileiros afloraram a consciência coletiva. Segundo 97% dos entrevistados, a doença acabou mostrando que somos todos iguais. O mesmo percentual afirmou que a maior reflexão que a pandemia trouxe está na percepção do quão desigual é o Brasil e o quanto é importante fazer algo para que isso mude. Já 93% dos entrevistados apontaram que a reflexão maior do período foi a consciência do quanto as ações de umas pessoas impactam a vida de outras e o meio-ambiente.

Reflexões sobre o trabalho também aparecem na pesquisa. De acordo com 90% das pessoas que participaram do estudo, a sociedade está criando formas de trabalho que atendem melhor às pessoas. Já 79% dos entrevistados apontou que as empresas passaram a se comprometer mais com as pessoas através de doações e suporte. A jornada e responsabilidade das mulheres no cuidado com a família foram mais valorizadas no período, na visão de 80% dos entrevistados.

O período também propiciou a construção de novos aprendizados e olhares a respeito de diferentes temas. Nesse ponto, a relação com a casa e a revisão das fontes de renda ganham um peso diferente. A necessidade de adotar um estilo de vida mais saudável passou a ser vista como mais importante para 93% dos entrevistados; 90% declararam notar a importância de escolher um estilo de vida mais sustentável. Já 89% dos pesquisados confessou que passou a dar mais importância à prática de atividades e convivência com os familiares enquanto 84% viu mais importância no ato de cozinhar as próprias refeições. Buscar o melhor desenvolvimento para a carreira profissional e diversificar as fontes de renda foram apontados como soluções importantes para 82% dos entrevistados.

Em relação aos novos hábitos adotados durante a pandemia, os entrevistados citaram cuidar melhor da casa (40%), planejar melhor as finanças (37%), ter mais cuidado com o corpo e com a aparência (30%), utilizar serviços digitais que antes não usava (26%) e não depender de uma única fonte de renda (24%).

Esses novos hábitos também irão impactar as relações de consumo com as pessoas e o quê elas esperam das marcas na opinião de Fabia Juliasz, diretora de pesquisa e conhecimento da Globo. “70% da população espera que as marcas falem de forma clara e aberta com os seus consumidores, que honrem os compromissos assumidos com as suas causas e que realizem ações que apoiem o meio ambiente. Além disso, 68% esperam das companhias ações que apoiem o desenvolvimento social, a educação e a cultura. Sabemos que entregar um produto de qualidade, faz parte do padrão. O que as pessoas hoje preferem é, através do ato de consumo, selecionar marcas e empresas que tenham uma responsabilidade socioambiental, e se possível ligada também à educação e cultura”, destacou a executiva.

O estudo completo está disponível na plataforma Gente, da Globo, e compõe o projeto “Quanto Isso Tudo Passar”, que também conta com campanha publicitaria, ciclo de debates no Globoplay e uma mostra presencial e digital no Museu do Amanhã.

* Crédito do conteúdo: Bárbara Sacchitiello/Meio & Mensagem

* Crédito da imagem de topo: Maria Casinos/iStock

Compartilhe:

Mais assunto
Sobre nós

Pellentesque id velit ut ligula maximus gravida venenatis in turpis. In eu lacinia libero. Aenean nec aliquet dui. Sed tristique convallis sapien, semper porttitor mauris scelerisque et.